A banda BaianaSystem e a cantora Luedji Luna foram premiadas no Grammy Latino 2025, realizado na quinta-feira (13) em Las Vegas, nos Estados Unidos. Os artistas levaram dois dos principais troféus destinados à música em língua portuguesa.
O BaianaSystem venceu na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa com “O Mundo Dá Voltas”. O grupo superou Maria Beraldo (Colinho), Tó Brandileone (Reações Adversas / Ao Persistirem Os Sintomas), Djonga (Quanto Mais Eu Como, Mais Fome Eu Sinto!) e Jadsa (Big Buraco).
Ao subir ao palco, Roberto Barreto, um dos fundadores da banda, celebrou a força da música produzida na Bahia.
“A gente acredita muito na música coletiva. Esse é um disco coletivo. Queremos agradecer a força dos tambores e da música afro-baiana, dos blocos afros e do afoxé”, afirmou.
Na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira, Luedji Luna venceu com “Um Mar Pra Cada Um”. A artista concorreu com 5 A Seco (Sentido), Dora Morelenbaum (Pique), Rubel (Beleza. Mas Agora A Gente Faz O Que Com Isso?) e Rachel Reis (Divina Casca), também baiana.
Ao receber o prêmio, Luedji dedicou a conquista ao companheiro, o rapper Zudizilla.
“Esse Grammy é um presente de Essen, de Exu. Quero agradecer aos meus pais por me ensinarem a sonhar alto. E, por ser um álbum sobre amor, dedico este prêmio ao meu companheiro, Zudizilla”, declarou.



