Salvador receberá, no dia 31 de janeiro, uma ação que vai oferecer 60 vagas para consultas e exames voltados ao diagnóstico de distúrbios do sono pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos serão realizados no ambulatório do sono da Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no bairro de Brotas, em Salvador.
Para participar, é necessário realizar agendamento prévio pelo telefone (71) 98217-0084. As vagas são destinadas a pacientes maiores de 18 anos que possuam encaminhamento médico emitido por qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital baiana. No último sábado (13), a iniciativa já havia ofertado outras 60 vagas.
Dados da Fundação Oswaldo Cruz indicam que mais de 70% dos brasileiros enfrentam problemas relacionados ao sono. O cenário se agravou nos últimos anos, especialmente após a pandemia de covid-19, com aumento no consumo de medicamentos para dormir, como o Zolpidem.
Especialistas alertam que a automedicação pode causar dependência e reforçam a importância do diagnóstico adequado e do acompanhamento médico para o tratamento dos distúrbios do sono.



