Pelos próximos 30 dias, um novo ônibus elétrico será testado em Salvador, nas linhas Estação Pirajá x Ribeira (1342) e Estação Mussurunga x Barra 3 (1053). O veículo tem capacidade para 80 passageiros, tem autonomia de 280 km e vai circular nos horários de maior movimento, de segunda a sexta-feira.
As linhas de testes foram escolhidas com base na topografia e os rodoviários passaram por capacitação para operar o coletivo. O ônibus da empresa Marcopolo atuará duas semanas em cada linha. Atualmente, a cidade possui oito coletivos elétricos, todos da marca Eletra e operando no BRT Salvador.
Nesta segunda-feira (14), o veículo fez um pequeno percurso entre a Rótula do Abacaxi e o Largo do Retiro, e atraiu a atenção de curiosos. O ar-condicionado potente foi o único barulho percebido. As trepidações foram reduzidas e a sensação é de que há mais espaço interno, em comparação com outros modelos elétricos.
O assessor especial da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Guillermo Petzhold, explica que o objetivo é verificar o desempenho dos veículos. “É um preparativo para uma operação de crédito junto ao Banco Mundial, de US$94 milhões, e que tem como principal objetivo a aquisição de mais ônibus elétricos para a frota do transporte coletivo de Salvador e ações na infraestrutura de recarga. A Secretaria de Mobilidade está nesse movimento de conversar com diversos fabricantes que produzem veículos elétricos e testar esses modelos”, afirma.
Na prática, os ônibus 100% elétricos são mais sustentáveis que aqueles movidos a diesel, mais silenciosos e mais estáveis, reduzindo as trepidações. Outras três marcas já foram experimentadas na capital – Hyger, Ankai e BYD – e pelo menos mais dois fabricantes devem enviar ônibus elétricos para teste ainda este ano.