Durante a inauguração de uma Unidade de Acolhimento Emergencial, no bairro de Itapuã, nesta quarta-feira (24), o prefeito Bruno Reis falou sobre os números da pandemia na capital. Para o prefeito, as medidas restritivas foram fundamentais para a diminuição da taxa de contaminação.
Bruno revelou que a cidade amanheceu com 38 pessoas à espera de regulação.
“Ontem regulamos 97 pacientes e hoje temos 38 aguardando para serem transferidos, sendo que 23 precisam de leito de UTI. Espero que não voltemos mais àquela situação que vivemos entre 12 e 16 de março, que foi o pior momento. Hoje, a gente pode afirmar, com convicção, que passamos pelo pior momento. O pior já passou. Não podemos dizer que não haverá outros momentos ruins, porque estamos lidando com novas cepas do vírus, mas, nesse momento, o risco de colapso passou”, afirmou.
Sobre a reabertura do comércio, o prefeito disse que espera pelos próximos dias para avaliar um retorno das atividades.
“80% é o número seguro para permitir a gente fazer algum teste de retomada das atividades comerciais em nossa cidade. Os números estão cedendo. Vamos avaliar entre hoje e sexta-feira, e discutir com prefeitos, Governo do Estado e segmento empresarial e, caso as medidas tenham que ser prorrogadas, seria melhor antecipar os feriados para que os números cedam em uma rapidez maior, e a gente possa sinalizar para uma abertura do comércio após a Semana Santa”, afirmou.
O prefeito afirmou ainda que mais de 250 mil pessoas já receberam o imunizante contra a covid-19 em Salvador, sendo 80 mil com a segunda dose.
“Já foram vacinadas mais de 250 mil pessoas em Salvador. “Não há outro caminho que não a vacinação. Hoje, os idosos são minoria nos hospitais de campanha e UPAs da cidade. Eles já representaram 40% dos pacientes internados. É o resultado da vacina, porque já temos 80 mil pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante”, contou.
Por: Pedro Pinheiro