A prefeitura de Salvador aprovou nesta quarta-feira (24), um benefício eventual destinado aos trabalhadores do setor cultural e de eventos, que estão em situação de vulnerabilidade social ou de risco. A aprovação do benefício foi publicada no Diário Oficial do Município, destinando um valor de 7.700.000,00 (sete milhões e setecentos mil reais) para ser distribuído como renda emergencial para os profissionais do setor que tiveram suas atividades paralisadas pelas medidas de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus.
Terão direito ao benefício os profissionais cadastrados nos órgãos SECULT, FGM, SALTUR E SEMDEC até o dia 18 de março de 2021. Segundo a publicação, o valor do benefício poderá ser de até R$ 1.100,00 (um mil e cem reais), pagos em até duas parcelas de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais), com recursos da fonte e da capitação através da iniciativa privada.
Tratativas
Na última segunda-feira (22), o prefeito Bruno Reis se encontrou com o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior, para tratar do assunto. E Geraldo já havia sinalizado otimismo quanto as tratativas.
“Agradeço a sensibilidade do prefeito Bruno Reis em acolher essa solicitação da área de eventos. Ele tem se empenhando nesta pandemia da Covid-19 em prol das vidas de Salvador e também está preocupado com o impacto que esta situação causa na economia da cidade e os danos para os trabalhadores. A Câmara vai apreciar o auxílio emergencial para profissionais do setor de eventos”, afirmou Geraldo Júnior.
Já na terça-feira (23), profissionais do setor realizaram uma manifestação pacífica em frente a prefeitura, reivindicando apoio do executivo municipal para os trabalhadores paralisados. A manifestação contou com cerca de 60 presentes.
Por: Pedro Pinheiro