Salvador inicia nesta segunda-feira (12), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A distribuição do imunobiológico ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 115 unidades de saúde dentro da cidade.
Nesta primeira etapa da campanha, que segue até 10 de maio, serão imunizadas crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, como enfermeiros, higienizadores, condutores de ambulância e demais profissionais. A estimativa é que 320 mil pessoas sejam vacinadas nesta fase inicial.
O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar o colapso no sistema de saúde, que já se encontra sobrecarregado pela pandemia do covid-19.
A vacinação dos trabalhadores da saúde também ocorrerá em parceria com hospitais, o que irá permitir a aceleração do processo. A prefeitura de Salvador disponibilizará doses para que essas unidades façam as aplicações, em um trabalho que será supervisionado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Para conseguir a vacinação, no caso das crianças, é necessário levar identidade ou certidão de nascimento. Já as gestantes e puérperas devem apresentar, além da identidade, o exame ou certidão de nascimento da criança. Os trabalhadores da saúde podem levar qualquer documento que comprove o vínculo laboral, além de RG.