A prefeitura de Salvador participou nesta terça-feira (13) da entrega de 132 apartamentos aos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. Os cidadãos selecionados, foram convocados pelo órgão municipal para assinatura do contrato e entrega das chaves dos imóveis, que fica no empreendimento Franco Gilberti, em Boca da Mata. A ação simbólica foi realizada na sede da Caixa Econômica Federal (CEF), no Empresarial Dois de Julho, situado na Avenida Paralela. O evento contou com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos.
O empreendimento Franco Gilberti possui 20 blocos com 20 apartamentos cada, totalizando 400 residências. Inaugurado em dezembro do ano passado, o empreendimento já conta com 268 moradores que, após seleção, apresentaram a documentação exigida pelo programa para estarem aptos. Os demais 132 cidadãos escolhidos para receber o imóvel no loteamento, devido problemas com documentação, precisaram refazer os dossiês para serem encaminhados à CEF.
A Seinfra teve participação fundamental nesse processo de agilizar a nova confecção dos dossiês e garantir que as demais famílias recebessem a moradia. O órgão é responsável por coordenar o MCMV, em parceria com a Caixa. A iniciativa contemplou mães de crianças com microcefalia, nos apartamentos térreos dos blocos próximos à rua, para facilitar a entrada e a saída do condomínio.
“Estamos felizes de começar esta semana com mais uma etapa do Minha Casa, Minha Vida. O Franco Gilberti está próximo ao Hospital Municipal de Salvador. A região tem serviço de transporte público, lazer e praticamente toda iluminação pública em LED” ressaltou Bruno Reis.
Desde 2013, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida a prefeitura entregou quase 12 mil unidades habitacionais em 24 empreendimentos nas regiões do Ceasa, Coutos, Fazenda Grande, Jardim das Margaridas, Pirajá, entre outras localidades. Segundo o prefeito, a previsão é que ainda neste ano sejam entregues mais 1.640 moradias, junto com a Caixa Econômica, nos conjuntos Sol Nascente I, II e III (Barro Duro), Vivendas do Mar (São Tomé de Paripe) e no residencial destinado ao projeto Novo Mané Dendê.
“Ter uma moradia própria traz dignidade, eleva a autoestima. É na casa onde a gente cria e educa os nossos filhos, descansa para o trabalho, recebe familiar para momentos de confraternização. Não adianta requalificarmos a cidade como um todo se o lugar onde a pessoa mora está numa situação ruim. Salvador tem um déficit histórico habitacional e só com muito trabalho e empenho a gente conseguirá mudar essa realidade”, apontou o prefeito.
Por: Jéssica Gomes