06/07/2025
Domingo
Acontece hoje

Noticias / Crescimento da taxa de óbitos na PM da Bahia gera preocupação

Crescimento da taxa de óbitos na PM da Bahia gera preocupação

Somente nos quatro primeiros meses de 2021, foram registrados 5 óbitos, quase a metade da taxa anual de 2020.

FOTO: Carol Garcia / Secom BA
20 de abril de 2021 - 4 anos atrás

O ano de 2021 tem chamado bastante atenção e causado preocupação para a Polícia Militar da Bahia. A taxa de óbitos na corporação, somente nos quatro primeiros meses do ano, chega a quase metade da registrada em 2020. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), no ano passado foram registrados 13 óbitos, já neste ano, até o dia 20 de abril, foram registrados cinco óbitos na corporação. Dentre os casos, apenas uma morte ocorreu enquanto o policial estava de serviço.

Os últimos registros de mortes na corporação reforçam as interrogações sobre a saúde mental e a pressão sofrida entre os profissionais da segurança pública.

Segundo o Relatório Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado em outubro de 2020, o número de policiais que tiram a própria vida chega a ser maior do que os que morrem em serviço. Só em 2019, 65 policiais militares e 26 civis cometeram suicídio. Naquele mesmo ano, o número de policiais militares mortos em serviço foi de 56, já a policia civil registrou 16.

O Relatório Anual do FBSP ainda concluiu que: “o convívio permanente com a morte e a violência, as extenuantes jornadas de trabalho, a falta de sono, lazer e convívio com a família são fatores de risco para os policiais. Estão diretamente relacionados com o trabalho policial e, portanto, podem levar os profissionais a quadros de adoecimento físico e mental. No entanto, as organizações policiais individualizam os problemas, atribuindo ao indivíduo a responsabilidade por seu adoecimento ou violência auto infligida, como no caso dos suicídios”

Por: Pedro Pinheiro

20 de abril de 2021 - 4 anos atrás