Na manhã desta quinta-feira (29), por volta das 10h50, um novo lote contendo mais de 336 mil doses de vacina contra a Covid-19 desembarcaram no aeroporto de Salvador. As doses são das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, sendo 6.800 da fabricante chinesa e mais 328.500 da fabricante inglesa.
Após realização da conferência e contagem dos imunizantes, as vacinas serão distribuídas entre os municípios baianos. Em algumas cidades, o estoque de CoronaVac havia esgotado, entre elas Vitória da Conquista, que está sem doses desde terça-feira (27) e Salvador, que suspendeu a vacinação com esse imunizante nesta quinta.
Além das doses que chegaram ao estado, a prefeitura de Salvador espera receber até a próxima segunda-feira (3), cerca de 25 mil doses de vacina Pfizer. Essa será a primeira remessa deste imunizante a chegar ao estado. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, o município se preparou para receber o imunizante da Pfizer, que exige manutenção em temperatura muito baixa.
“Nós nos preparamos, quando a gente viu que essa vacina tem um protocolo diferente das outras. Temos quatro ultra freezers. Só em nível central, temos capacidade de armazenar 200 mil doses. Além disso, essa vacina vai chegar a -20°C graus, foi o que a diretoria de vigilância passou. É uma temperatura que o fabricante diz que ela dura entre 10 e 15 dias. Nossa capacidade de estocagem, além dos 200 mil, aumenta, porque temos outros 43 ultra freezers com a capacidade de – 36°C. Nossa capacidade de estocagem chega em torno de 300 mil”, disse Leo Prates.
Por: Jéssica Gomes