Um novo lote contendo 405 mil doses da vacina AstraZeneca, desembarcou na manhã desta segunda-feira (3) no aeroporto de Salvador. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou no domingo, que chegariam também nesta manhã 26.910 doses do imunizante da Pfizer/BioNTech. Porém, na manhã desta segunda-feira, em nota, a secretaria informou que as doses da Pfizer não embarcaram.
“A empresa de logística do Ministério da Saúde informou às 9h15 desta segunda-feira (3), que as vacinas da Pfizer não embarcaram no avião que saiu do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 7h45, com destino ao aeroporto internacional de Salvador. Não há detalhes sobre os motivos que impediram o embarque da carga, porém ainda estimam a entrega para hoje, às 16h20“, diz nota divulgada pela Sesab.
De acordo com a Sesab, as vacinas da Pfizer chegam à Salvador em temperaturas que variam de -25°C a -15°C e possuem validade de 14 dias. Se mantidas em temperaturas de 2°C a 8°C, o prazo de validade encurta para cinco dias. Ainda segundo a Sesab, as doses serão transportadas em uma caixa especial, lacrada, que só será aberta no local de armazenamento definitivo. As vacinas da Pfizer possuem uma logística de armazenamento diferente das demais e necessitam ser armazenadas em temperaturas de até -70°C.
As doses da AstraZeneca, foram encaminhadas para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), onde passarão por conferência e contagem, e somente depois, serão distribuídas entre os municípios baianos.
Por: Jéssica Gomes