Salvador dá mais um passo no planejamento da campanha de vacinação contra a Covid-19. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já realiza o recadastramento de adolescentes entre 12 e 17 anos que residem na cidade. A lista subsidiará a gestão municipal no planejamento da imunização desse grupo assim que o governo federal, em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), habilitar o público para estratégia.
Os adolescentes que já fizeram o recadastramento do SUS não precisam refazer o processo, pois serão introduzidos automaticamente na lista de habilitados para vacinação. Quem ainda não fez a atualização cadastral, pode realizar o processo de forma on-line, no site www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br , ou presencialmente nas 155 unidades básicas da rede municipal
Aqueles que tiverem o cartão SUS vinculado a outro município ou que necessitem emitir a 1ª via do documento deverão realizar o serviço presencialmente nas Prefeituras-Bairros, mediante agendamento prévio pelo site horamarcada.salvador.ba.gov.br . Os interessados deverão apresentar um comprovante de residência atualizado no nome do titular do cartão SUS ou dos pais, além de um documento de identificação com foto. A atualização da situação cadastral é obrigatória para ter acesso à primeira dose da vacina contra Covid-19 em Salvador.
“Tínhamos feito recadastramento para crianças e adolescentes nessa mesma faixa etária, que tinham comorbidades, e agora será para todos, em geral. Se chegarem mais vacinas, a estimativa é, até sábado (21), concluir toda a população adulta, a partir de 18 anos. Estaremos antecipando, em dez dias, a estimativa que fiz de que até final de agosto iríamos concluir toda a população adulta com a primeira dose”, explicou o prefeito Bruno Reis, durante a assinatura da ordem serviço para ações de restauração na Basílica do Bonfim, nesta terça-feira (17).
“Nossa cidade é reconhecida nacionalmente pela eficiência e bom planejamento na aplicação da vacinação. O recadastramento dos jovens vai auxiliar na definição da melhor estratégia de vacinação desse público, assim que o Ministério da Saúde, conjuntamente com a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), sinalizar o início da imunização dos adolescentes no país. Nosso objetivo é assegurar o maior nível de organização possível para seguir dando agilidade ao processo de vacinação na cidade”, destacou o secretário da SMS, Leo Prates.
Por: Redação