A prefeitura de Salvador, inaugurou na manhã desta quarta-feira (29), o Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF). A estrutura, localizada no bairro do Comércio, é uma parceria entre a prefeitura e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e tem como objetivo combater a violência familiar e contra a mulher. A previsão é que o projeto já comece a funcionar no mês de outubro.
O programa irá atender os autores de violência doméstica e familiar, que estejam em cumprimento de medidas protetivas de urgência. Eles serão acompanhados por multiprofissionais durante o período de um ano, onde passarão por orientação, suporte e apoio, para evitar reincidência da violência, além de participar de ações para fortalecimento dos vínculos familiares e de reestruturação. O atendimento será dividido em grupos de até 10 pessoas, às quartas e sábados, das 8h às 17h.
Durante coletiva, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, aproveitou para reforçar a importância da criação do núcleo, detalhando que o programa tem como prioridade a prevenção, conscientizando os homens, além de dar suporte às mulheres e crianças, vítimas de violência doméstica.
“Nós temos o objetivo de deixar uma mensagem clara para toda a cidade. Hoje Salvador tem como política pública a proteção [da mulher] e o enfrentamento a violência domiciliar e ao feminicídio. Estamos aqui para orientar, além de dar um suporte e um apoio. Estamos aqui para evitar agressões e futuras vítimas da violência sexual”, disse.
“O primeiro trabalho é de prevenção. Nós procuramos orientar, como também dar o suporte às mulheres e as crianças que são vítimas diretas, mas também conscientizando os homens. Dando essa orientação para evitar que isso possa se repetir. Salvador não pode ter espaço para a violência sexual, familiar e doméstica. Chega! É exatamente por isso que estamos montando esse núcleo”, reforçou Bruno.
Por: Jéssica Gomes