Na manhã desta quarta-feira (29), o histórico Parque Solar Boa Vista, localizado no Engenho Velho de Brotas, recebeu a visita de uma comissão formada pelo vereador Marcelo Maia (PMN), o vereador e presidente da Câmara Municipal, Geral Júnior (MDB), o presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB), Omar Gordilho, além de demais gestores e integrantes do grupo social A Voz de Brotas. O estado degradante do parque foi o assunto que motivou a visita.
Gerido pelo Governo do Estado, o Parque Solar Boa Vista está em completo abandono desde 2013, quando o casarão que compõe o espaço foi acometido por um incêndio. De lá para cá, o descaso com o equipamento vem causando diversos problemas para a comunidade que reside ao seu entorno, como o acúmulo de sujeira e proliferação de ratos. Durante a visita, os vereadores apresentaram os problemas do Parque ao presidente da LIMPURB, Omar Gordilho, que prometeu uma grande ação de limpeza no local.
Segundo o vereador Marcelo Maia, que promoveu a visita técnica, o espaço sofre com estes problemas há anos, sem que seja dada a devida atenção.
“A gente decidiu realizar esta visita acompanhado pelo nosso presidente da Câmara, Geraldo Júnior e do presidente da LIMPURB, Omar Gordilho, por que estes problemas vividos no Parque Solar Boa Vista já se estendem há anos. São anos que acompanho essa discussão com o Governo do Estado e nada é resolvido. Este é o principal espaço de esporte, cultura e lazer de toda a região de Brotas, mas hoje está entregue ao lixo. É uma reclamação constante dos moradores da região. Um espaço com um potencial para se tornar um grande centro cultural, mas que permanece entregue aos ratos. Aqui viveu o poeta Castro Alves, já passaram a sede da Prefeitura de Salvador e o Hospital Juliano Moreira, é um desrespeito com a história o descaso que este equipamento enfrenta”, disse Maia.
Principal área de esporte e lazer do Distrito Sanitário de Brotas, o Parque Solar Boa Vista é datado no século XVIII, e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Já abrigou a morada do poeta Castro Alves e a sede da Prefeitura de Salvador. Nos últimos anos, recebeu diversos protestos e manifestações dos moradores, que pedem por uma restauração urgente no local.
Atualmente, apenas duas dependências do Parque são utilizadas pelo Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), mas segundo a assessoria de comunicação do órgão, todo o espaço que compreende o Parque Solar Boa Vista é pertencente e está sob a responsabilidade do Governo do Estado.