O Comitê da ONU (Organização das Nações Unidas) dos Direitos da Criança pediu o fim imediato do uso de crianças vestidas de militares ou portando armas durante eventos políticos realizados pelo presidente Jair Bolsonaro. A informação é do colunista Jamil Chade, do portal UOL.
Numa declaração feita nesta terça-feira (5), em Genebra, o mecanismo especial da ONU condenou o comportamento de Bolsonaro e alertou que tal prática viola os compromissos internacionais assumidos pelo país e deve ser criminalizado.
O Comitê “condena com veemência o uso de crianças pelo presidente Bolsonaro, vestidas com trajes militares e com o que parece ser uma arma de fogo, para promover sua agenda política, mais recentemente em 30 de setembro de 2021“
A reação do Comitê ocorreu após Bolsonaro usar uma criança fardada com o uniforme da Polícia Militar e portando uma arma de brinquedo, durante evento público em Belo Horizonte na semana passada. Essa, porém, não é a primeira vez que o chefe de estado no Brasil recorreu a crianças para fazer ou ensinar gestos de armas.
A declaração não implica a imposição de medidas contra o Brasil, mas amplia o constrangimento internacional do presidente, já com sua reputação amplamente corroída no cenário mundial.
No comunicado, o Comitê ainda sugere que tais práticas precisam ser processadas e sancionadas, sempre a partir das leis locais e do sistema judiciário nacional.
Por: Jéssica Gomes