30/04/2024
Terça
Acontece hoje

Noticias / Salvador: Saúde recomenda uso de máscara para evitar disseminação da gripe

Salvador: Saúde recomenda uso de máscara para evitar disseminação da gripe

Avanço do surto de gripe tem gerado maior procura por atendimento nas unidades de saúde da cidade

FOTO: Betto Jr/ Secom PMS
13 de dezembro de 2021 - 2 anos atrás

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador alerta sobre a importância de manter a utilização da máscara para evitar a disseminação da transmissão da Influenza na capital baiana. A medida é uma das ações recomendadas pela pasta para conter o avanço de um surto de gripe na cidade, além de também evitar a disseminação do coronavírus.

Somente esse ano, foram registradas 56 ocorrências de influenza no município. A imunização é outra importante estratégia de contingência. “É bom lembrar que a utilização da máscara evita tanto a transmissão da Covid-19 quanto da gripe. Estamos com um aumento considerável de ocorrências de influenza e o uso da máscara já se revelou uma prática importante para conter a transmissibilidade viral”, explicou a médica infectologista da SMS, Adielma Nizarala.

A especialista alertou ainda para a importância da imunização, uma vez que a vacina da gripe faz parte do calendário básico. Na última semana, o município recebeu 19.440 novas doses da vacina contra influenza para intensificar a estratégia na cidade.

A mobilização está aberta para os grupos prioritários da campanha: trabalhador da saúde, crianças entre seis meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a 2ª naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 16h. É preciso apresentar o documento de RG ou levar o cartão de vacinação. A lista de postos com a vacina contra a gripe pode ser acessada no site www.saude.salvador.ba.gov.br .

Esse ano, pouco mais de 416 mil pessoas receberam a vacina contra gripe em Salvador, número que corresponde a 58% de cobertura do público alvo. A meta da SMS é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade.

Por: Redação
Fonte: PMS
13 de dezembro de 2021 - 2 anos atrás