06/07/2025
Domingo
Acontece hoje

Noticias / Policiais Civis fazem paralisação de atividades por 24h na Bahia

Policiais Civis fazem paralisação de atividades por 24h na Bahia

Categoria cobra reajuste salarial além da exigência do comprovante de vacinação nas delegacias

FOTO: SINDPOC
27 de janeiro de 2022 - 3 anos atrás

Policiais Civis da Bahia realizam uma paralisação de 24h de suas atividades nesta quinta-feira (27). A categoria cobra reajuste salarial, plano de carreira, além da obrigatoriedade do comprovante de vacinação para as pessoas que precisem utilizar o serviço nas delegacias de todo o estado. 

Com a paralisação, apenas registros de flagrantes e levantamentos cadavéricos serão realizados. Operações e oitivas estão suspensas. 

Vamos fazer um lockdown semanal. Suspender operações, diligências, oitivas. Só vamos fazer flagrantes e levantamento cadavérico. No próximo dia 10 [de fevereiro] teremos uma assembleia no Campo Grande com toda a categoria para poder deflagrar uma greve, por falta de diálogo e insensibilidade do governo do estado“, disse Eustácio Lopes, presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc). 

De acordo com o sindicato, em 2009, uma Lei foi aprovada para equiparar os vencimentos de investigadores, escrivãs e peritos técnicos de nível médio para superior. Porém, a entidade afirma que o governo estadual não encaminhou o projeto à Assembleia Legislativa da Bahia e os servidores continuam a receber o valor abaixo do que seria obrigatório por Lei. 

Estamos pedindo que o estado mude o padrão remuneratório de nível médio para nível superior. Hoje, o policial ingressa com R$ 3.900. Muito pouco para o risco de vida que corre. Ser policial na Bahia é um ônus. Vivemos um estado de insegurança e violência e os baixos salários não são atrativos na carreira“, afirmou Eustácio. 

Ainda de acordo com o presidente da Sindpoc, a Bahia tem somente 5.500 policiais civis nos seus quadros, para atender os 417 municípios baianos. A recomendação mínima seria de 11 mil agentes.

Por: Jéssica Gomes 

27 de janeiro de 2022 - 3 anos atrás