A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (22), quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo Antônio de Jesus e Amargosa, no Recôncavo Baiano. A operação batizada de Marco Reverso investiga um esquema de fraude na Previdência Social.
Durante a operação, foi identificado que um servidor público federal, que trabalhava nas cidades de Amargosa e Mutuípe fraudava informações como tempo de atividades urbanas e rurais no sistema do INSS para conceder benefícios fraudulentos. O servidor foi afastado do cargo.
As investigações apontam ainda que ele burlava o sistema de agendamento do INSS, para reabrir processos administrativos de benefícios que já tinham sido negados. Em ao menos 47 benefícios foram constatado fraude, gerando um prejuízo de mais de R$ 3 milhões.
A Polícia Federal suspeita que o servidor agia em parceria com uma advogada previdenciária, já que a maioria dos processos fraudados beneficiava clientes dela.
Os envolvidos podem responder pelos crimes de estelionato previdenciário e inserção de dados falsos em sistema informatizado.
Por: Jéssica Gomes