06/07/2025
Domingo
Acontece hoje

Noticias / Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos na Baixa do Fiscal suspende atividades

Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos na Baixa do Fiscal suspende atividades

Atividades foram suspensas nesta terça-feira (22) sob exigência de transferência dos presos

FOTO: Haeckel Dias/Ascom-PC
23 de março de 2022 - 3 anos atrás

A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, localizada na região da Baixa do Fiscal, em Salvador, suspendeu suas atividades nesta terça-feira (22), sob a exigência de transferência dos presos custodiados na unidade para o presídio.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), dos 30 presos alojados na delegacia, 26 já possuem prisão preventiva decretada e deveriam estar no sistema prisional. 

Segundo o presidente da entidade, Eustácio Lopes, uma decisão judicial emitida em 2017 determina que não deveriam existir presos em delegacias, mas o estado não cumpre. Temos mais de mil presos em todas as delegacias da Bahia e isso não deveria acontecer”, diz o presidente.

Ainda de acordo com Eustácio, algumas delegacias de Salvador alojam mais de 150 presos diariamente, o que atrapalha a função dos policiais civis, que ao invés de investigar os crimes, cuidam dos presos. 

Ao invés de investigar os homicídios, que estão sem controle, a gente tem que custodiar presos, a gente não pode mais fazer isso. O preso tem que ser removido após o flagrante”, finalizou.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a administração do número de vagas no sistema prisional é de responsabilidade da Secretaria de Administração Prisional (Seap) e que diariamente são realizadas tratativas com a pasta para a transferência dos custodiados.

Por: Jéssica Gomes

23 de março de 2022 - 3 anos atrás