Reaberto desde o dia 22 de abril de 2020, o Hospital Espanhol ressurgiu com a missão de receber pacientes infectados pelo coronavírus. Completando um ano da reabertura nesta quinta-feira (22), o Hospital já registrou 2.474 pacientes curados da Covid-19.
O Espanhol opera atualmente com 240 leitos e uma média móvel de 80% de ocupação, um dos maiores índices já registrados desde o inicio da pandemia. Até esta data, a unidade já registrou 4.013 internações, 2.474 altas e infelizmente, foram registrados 1.084 óbitos.
O diretor-geral do Hospital Espanhol, Romulo Curi, ressaltou a competência e a dedicação da equipe. “Nós temos hoje em torno de 1200 colaboradores, dos diversos formatos. Não podíamos deixar de registrar esse marco de um ano de dedicação, a maioria de casos de vitórias, mas também algumas perdas. É um ano de uma dedicação sem igual, sem precedente, de um estresse físico e mental que nós, da área de saúde, nunca experimentamos antes. Então a gente precisava agradecer a toda essa doação da equipe, à parceria do Governo do Estado, e a gente espera que dias melhores cheguem em breve”.
Rômulo Curi disse que o Hospital Espanhol sempre apresentou uma taxa elevada de ocupação. “Mesmo nos momentos de queda, em torno de 70%. Hoje, nós temos 87% de ocupação do hospital. Não está em 100% por uma questão de giro de leitos. Especificamente nas últimas duas semanas, a gente percebeu uma melhora no quadro, refletindo os esforços feitos recentemente”.