05/12/2024
Quinta
Acontece hoje

Saúde e Bem-estar / Assistente virtual auxiliará combate ao coronavírus em Salvador

Assistente virtual auxiliará combate ao coronavírus em Salvador

A novidade foi apresentada nesta terça-feira (14) pelo prefeito ACM Neto através de coletiva online.

14 de abril de 2020 - 5 anos atrás

Salvador passa a contar com mais um canal de comunicação voltado para tirar dúvidas e orientar à população sobre o coronavírus. Trata-se de uma assistente virtual, denominada de Jana, que pode ser acessada pelo endereço www.assistentevirtual.salvador.ba.gov.br por qualquer computador, tablet ou smartphone conectado à Internet.

Os detalhes da iniciativa foram apresentados nesta terça-feira (14) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis e do diretor de Modernização e Tecnologia de Gestão (DMTG), Luís Gaban, em coletiva online realizada a partir do Palácio Thomé de Souza. A ferramenta foi desenvolvida pela DMTG, vinculada à Secretaria de Gestão (Semge), com apoio da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Ao acessar o site, o cidadão ficará por dentro de todas as informações relacionadas ao coronavírus; as formas de transmissão e os cuidados que se deve ter para evitar o contagio. Em casos de sintomas suspeitos, é possível realizar um teste rápido na própria plataforma, apenas respondendo uma série de perguntas. O questionário envolve opções de respostas “sim”, “não” e múltiplas escolhas.

O prefeito ressaltou que foram feitas várias combinações, todas elas a partir das informações técnicas e com o supervisionamento científico dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, para que fossem dadas as orientações corretas a quem faz a consulta à assistente virtual. “Outras ferramentas já estão sendo pensadas e o objetivo é ampliar as informações, estreitar a comunicação com o cidadão, conscientizar as pessoas e tirar dúvidas utilizando o que há de mais moderno em termos de tecnologia”, afirmou ACM Neto.

Com base na combinação dos dados, Jana pode dar cinco orientações, tais como praticar o isolamento domiciliar, ficar em casa e continuar tomando medicamentos habituais, observar a evolução dos sintomas por 24 horas, ou até mesmo orientar a pessoa para uma avaliação médica em uma unidade de saúde ou de pronto atendimento.

O site também dispõe do Mapa da Saúde, que apresenta os endereços de todos os postos municipais de saúde da capital baiana. A ferramenta conta ainda com informativos de ações feitas pela Prefeitura para enfrentar o coronavírus na capital baiana, a exemplo das medidas restritivas e iniciativas socioassistenciais implementadas.

14 de abril de 2020 - 5 anos atrás