Normalmente avistadas entre junho e outubro pela costa brasileira, as baleias- jubarte já começaram a aparecer em grandes números pela Bahia. Os animais estão chegando de uma migração de cerca de 4.000 Km desde sua área de alimentação nas ilhas Geórgia do Sul, vindo às águas brasileiras para acasalar, parir e amamentar seus filhotes durante o inverno e primavera. Estima-se que a população atual brasileira esteja perto de 20.000 baleias.
A temporada pelas águas brasileiras começou mais cedo este ano. Ainda em abril, algumas baleiras chegaram a ser vistas pelas praias de Ilhabela, em São Paulo. Segundo o coordenador do Projeto Baleira Jubarte, Enrico Marcovaldi, uma temporada anual de baleiras mais longa é uma excelente notícia.
“O turismo de observação desses animais já gera emprego e renda significativos em diversas comunidades da Bahia ao Espírito Santo, e espera-se que Rio e São Paulo entrem em breve no circuito brasileiro da atividade, ajudando a alavancar a Retomada Verde do Turismo brasileiro”, afirmou Enrico.
Veja o video do primeiro filhote visto na atual temporada, em Abrolhos, na Bahia:
Ver essa foto no Instagram