06/07/2025
Domingo
Acontece hoje

Noticias / Carnaval da Bahia contará com 37 mil policiais e bombeiros

Carnaval da Bahia contará com 37 mil policiais e bombeiros

Além dos oficiais, segurança contará com 1.500 câmeras de videomonitoramento e Reconhecimento Facial

FOTO: Rafael Rodrigues/ Ascom-SSP
18 de fevereiro de 2025 - 5 meses atrás

Trinta e sete mil policiais e bombeiros, além de 1.500 câmeras de videomonitoramento e Reconhecimento Facial serão empregados pela Secretaria da Segurança Pública, em 113 cidades da Bahia que realizarão festas de Carnaval. O esquema especial foi apresentado nesta terça-feira (18), no auditório do Centro de Cultura da Bahia.

Cerca de R$ 99 milhões serão investidos pelo Governo do Estado, na promoção das festas na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior.

As Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros atuarão integrados com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).

Estruturas

Estruturas para abrigar os profissionais e recepcionar foliões serão montadas nos três principais circuitos da festa. Ao todo, 579 Postos, 415 na capital e 164 na RMS e interior auxiliarão o trabalho das Polícias e Bombeiros.

Serão Postos Elevados de Observação (PEO), Integrados (PPI), Delegacias de Serviço Especializado, de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir), espaço para acolhimento do público e da tropa, a exemplo do Posto Integrado de Prevenção à Violência (Piprev), de Prevenção à Violência (Sprev) da SSP.

Tecnologia

Cerca de 1.500 câmeras inteligentes, equipadas com Sistema de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares, estarão em pontos estratégicos da folia para monitoramento dos circuitos, acessos e entorno da folia. Duas Plataformas Elevadas de Observação ficarão estacionadas em locais sensíveis.

A solução de contagem de público será empregada para orientação de patrulhas em solo e remanejamento de equipes.

Noventa e nove Portais de Abordagem serão montados na entrada dos circuitos, evitando o acesso de objetos perfurocortantes. Os profissionais utilizarão também 1.400 Terminais de Comunicação Móveis.

Por: Redação
Fonte: Ascom/SSP-BA
18 de fevereiro de 2025 - 5 meses atrás