Dez meses após o início da vacinação contra a Covid-19 na capital baiana, o número de pessoas não vacinadas ou que não retornaram para receber a segunda ou terceira dose do imunizante chama a atenção da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
De acordo com dados da pasta, entre as pessoas com 12 anos ou mais habilitadas para receber a 1ª dose do imunizante, mais de 70 mil ainda não compareceram aos pontos de vacinação. Outras 283 mil não concluíram o ciclo vacinal com a segunda dose e cerca de 156 mil, estão com a aplicação da dose de reforço em atraso.
O secretário da Saúde do município, Leo Prates, alerta para a alta no número de faltosos e apela para que as pessoas busquem pelo imunizante, para evitar assim uma terceira onda da doença na cidade. “Este é um número que muito nos preocupa, e é um cenário que já estamos acompanhando na Europa, chamado de ‘pandemia dos não vacinados’. Na Alemanha, França, Dinamarca e Áustria, por exemplo, o aumento do número de casos, internações e mortes, atualmente, são de pessoas que não se vacinaram contra o vírus, e não queremos isso em Salvador. Por isso estamos fazendo um forte apelo para população comparecer ao ponto de imunização”, destacou.
Em Salvador, a vacinação acontece em dezenas de pontos de imunização espalhados pela cidade, com aplicação da 1ª, 2ª ou 3ª dose. Além dos pontos de vacinação, a prefeitura também oferece o serviço de agendamento prévio, vacinação domiciliar, escolar e itinerante. Também estão sendo enviados alertas via WhatsApp, para conscientizar a necessidade do início e fechamento do ciclo vacinal, bem como da dose de reforço.
Por: Jéssica Gomes