Eleitores da Bahia têm até 6 de maio para regularizar título e votar em 2026

Atendimento está disponível nos cartórios, SACs e plataformas digitais da Justiça Eleitoral
Jéssica Gomes
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Eleitores baianos têm até o dia 6 de maio para regularizar o título de eleitor e garantir participação nas Eleições Gerais de 2026, marcadas para 4 de outubro. Após o prazo, o cadastro eleitoral será fechado pela Justiça Eleitoral para a organização do pleito.

Até a data-limite, é possível resolver qualquer pendência eleitoral, incluindo emissão do primeiro título, transferência de domicílio, atualização de dados cadastrais e regularização da situação eleitoral. A orientação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) é que os eleitores procurem atendimento com antecedência para evitar filas e o risco de perder o prazo.

O atendimento pode ser realizado de forma presencial, nos cartórios eleitorais da capital e do interior, além de unidades do SAC, ou de maneira online, pelo Autoatendimento Eleitoral disponível no site do TRE-BA e pelo aplicativo e-Título, para Android e iOS.

Também é possível obter informações por meio do NAVE, no WhatsApp (71) 3373-7000, no Telegram (@maiatrebot) ou pelo e-mail nave@tre-ba.jus.br.

Para o atendimento presencial, é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência recente e, no caso de homens que completam 19 anos em 2026, o comprovante de quitação militar.

Jovens a partir de 15 anos já podem solicitar o título de eleitor, e quem completar 16 anos até o dia da eleição poderá votar de forma facultativa. Eleitores que permanecerem em situação irregular, além de ficarem impedidos de votar, podem enfrentar restrições como dificuldades para obter passaporte, assumir cargo público ou renovar matrícula em instituições de ensino.

Atualmente, a Bahia possui mais de 11 milhões de eleitores aptos, segundo dados da Justiça Eleitoral.

Compartilhe:

Últimas Notícias
Categorias