Na próxima terça-feira, 14 de junho, a Fundação João Fernandes da Cunha realiza uma solenidade que recorda os 30 anos de criação e instalação da referida instituição e o encerramento das festividades do centenário do seu instituidor (em memória).
A solenidade começa às 18 horas – no auditório da Fundação, localizada no Largo do Campo Grande, número 8.
Após a abertura solene conduzida pelo presidente da FJFC, Dr. Silvoney Sales, segue a programação com a outorga da Comenda 2 de Julho pela Assembleia Legislativa da Bahia ao Professor João Fernandes da Cunha (em memória). A honraria foi proposta pelo deputado Luciano Simões Filho, e aprovada por unanimidade pelo Plenário da Assembleia Legislativa.
Em seguida, a Sra. Zenaide Sento-Sé Fernandes da Cunha Almeida, vice-presidente e diretora de planejamento e articulação da instituição, filha do homenageado, discursa.
Logo depois, haverá a outorga da Medalha “Mérito Professor João Fernandes da Cunha” ao prefeito de Salvador, Bruno Reis; ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes; ao comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo José R. A. Coutinho; ao administrador da Igreja de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, padre Renato Minho Figueiredo Filho.
Depois das homenagens, haverá o lançamento do livro “Lições de mestre – a biografia de João Fernandes da Cunha”, de autoria da jornalista e escritora Kátia Borges.
A solenidade se encerra com um show de Targino Gondim. Melhor cantor regional em 2010, sua canção “Esperando na Janela” lhe rendeu um Grammy em 2001 e foi a mais executada no Brasil em 2004. Embora pernambucano de nascimento, radicou-se desde criança na Bahia, onde tentou a carreira política. Quando completou vinte anos de carreira, em 2015, realizou um show comemorativo em Salvador onde, além do forró tradicional, tocou Reggae e Axé.
Por: Lílian Kastro