Os tradicionais eventos do pré-Carnaval de Salvador terão as datas invertidas em 2026. Desta vez, o Furdunço será realizado primeiro, no sábado, 7 de fevereiro, enquanto o Fuzuê acontece no domingo, 8 de fevereiro, no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra).
A alteração foi definida pela Prefeitura de Salvador após ouvir demandas dos foliões. Segundo o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, muitos pedidos apontavam para a inversão, considerando a dinâmica do fim de semana. “Estando de folga no domingo, as pessoas conseguem aproveitar melhor o sábado à noite, sem a preocupação de acordar cedo no dia seguinte”, explicou.
De acordo com a organização, o Furdunço é caracterizado por atrações em trios elétricos e programação que se estende até mais tarde, perfil que se encaixa melhor no sábado. Já o Fuzuê tem proposta mais cultural, diurna e familiar, o que, segundo a gestão municipal, dialoga melhor com o domingo.
“A mudança atende a uma lógica de organização e ao perfil dos eventos. O Furdunço é maior, com mais atrações, trios e estrutura. O Fuzuê tem um caráter mais intimista e cultural”, destacou Isaac.
Atrações confirmadas
Entre os destaques da programação, o Fuzuê será encerrado com o grupo Mudei de Nome, que se apresentará em um pranchão. Já no Furdunço, estão confirmadas as participações de BaianaSystem e Filhos de Jorge. A programação completa deve ser divulgada na próxima semana.
Também estão mantidos no calendário os desfiles da Melhor Segunda-Feira do Mundo, comandada por Xanddy Harmonia, no dia 9 de fevereiro, e do Pipoco, puxado por Léo Santana, no dia 10 de fevereiro, ambos no circuito Barra-Ondina.
Com a mudança, a expectativa da prefeitura é otimizar o aproveitamento do público e manter o clima festivo que marca o início oficial do Carnaval de Salvador.



