O Hospital das Clínicas, que pertence a Universidade Federal da Bahia (UFBA), anunciou no início da tarde desta sexta-feira (5) que reservará 30 leitos destinados a receber pacientes Covid, que mesmo fora da fase contagiosa, precisem permanecer internados para o tratamento de comorbidades.
Segundo a universidade, a gestão do hospital junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) visa desafogar a rede hospitalar de referência para pacientes com Covid-19, que se encontra próxima de um colapso. Estão previstos 20 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI.
De acordo com a UFBA, muitos pacientes que se internam com Covid-19 são idosos com uma ou mais comorbidades, tendo como exemplo, insuficiência renal, pneumonia, insuficiência cardíaca congestiva, edema pulmonar, dentre outras, que tem necessidade de permanecer internados em uma unidade hospitalar. Deste modo, os pacientes poderão ser transferidos para o Hospital das Clínicas, abrindo vagas nos leitos Covid da rede hospitalar.
Foi acordado também que pacientes encaminhados ao Hospital das Clínicas com outros problemas de saúde, e no decorrer do seu internamento venha a testar positivo para a Covid-19, serão transferidos para unidades de referências Covid do estado, abrindo novas vagas para pacientes com perfil de comorbidades.
Por: Jéssica Gomes