Lula completa 80 anos e se torna o primeiro presidente octogenário em exercício no Brasil

Chefe do Executivo recebeu homenagens durante viagem oficial à Ásia
Jéssica Gomes
RICARDO STUCKERT/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou 80 anos nesta segunda-feira (27), tornando-se o primeiro presidente brasileiro a atingir essa idade enquanto exerce o cargo. Nascido em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns (PE), Lula cumpre atualmente seu terceiro mandato, após governar o país entre 2003 e 2010.

Com o marco, o presidente supera o recorde anterior de Michel Temer, que deixou o Palácio do Planalto aos 78 anos, em 2018. Antes dele, o terceiro mais velho a comandar o país havia sido Getúlio Vargas, que morreu aos 72 anos durante seu segundo mandato, em 1954. Já o mais jovem a ocupar o cargo foi Fernando Collor de Mello, que assumiu aos 43 anos e deixou o governo após o impeachment, em 1992.

Celebração na Ásia

Lula celebrou o aniversário durante sua viagem oficial à Ásia. Na Malásia, foi homenageado com um jantar de gala e um bolo oferecido pelo primeiro-ministro Anwar Ibrahim.

Durante entrevista coletiva em Kuala Lumpur, o presidente comentou o momento e disse viver “a melhor fase da vida”.
Estou completando 80 anos de idade no melhor momento da minha vida. Eu nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver. Por isso, digo a todos que espero viver até os 120 anos. A partir de hoje, faltam só 40”, afirmou.

Em publicação nas redes sociais, Lula agradeceu as homenagens recebidas e destacou a presença de líderes do Sudeste Asiático e de outros países convidados.
Finalizo o dia de hoje entre novos amigos e antigos companheiros que encontrei aqui na Malásia. Chefes de Estado do Sudeste Asiático e países convidados fizeram uma bonita homenagem pelo meu aniversário. A todos eles, minha profunda gratidão”, escreveu.

O presidente também manifestou o desejo de reencontrar os líderes internacionais no Brasil durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA).

Compartilhe:

Últimas Notícias
Categorias