28/03/2024
Quinta
Acontece hoje

Noticias / Marcelo Maia participa das festividades em homenagem a Santa Luzia

Marcelo Maia participa das festividades em homenagem a Santa Luzia

Vereador comentou sobre a importância de preservar as tradições religiosas na cidade

FOTO: Assessoria do Vereador
13 de dezembro de 2021 - 2 anos atrás

Na segunda-feira (13), foi realizada a missa em homenagem ao Dia de Santa Luzia, no Engenho Velho de Brotas. A celebração foi realizada na Capela que leva o nome da Santa e marcou a tradição de 68 anos de homenagens à considerada portadora da luz e protetora dos olhos. O Vereador Marcelo Maia (PMN), esteve presente durante as festividades e comentou sobre a tradicional festa de Santa Luzia, que acontece todos os anos no bairro.

“Essa é uma das mais tradicionais festividades religiosas que acontecem em Salvador, a festa de Santa Luzia completa 68 anos de tradição no Engenho Velho de Brotas, preservando a fé, a família e a união das congregações. É uma festividade que tenho orgulho de participar há vários anos”, comentou Maia.

Devido as restrições geradas pela pandemia, as festividades deste ano contaram apenas com missas e uma procissão com a imagem da Santa circulando pelo bairro. As celebrações aconteceram em espaço aberto, no final de linha do Engenho Velho de Brotas, em frente a Capela Santa Luzia e foram promovidas pela Paróquia Deus Menino, liderada pelo Padre Jurandi Dantas.

Após o encerramento das festividades, Marcelo Maia falou sobre a importância que a tradição possui no Engenho Velho de Brotas.

“É de extrema importância o fomento destas festividades que promovem a fé e a comunhão das pessoas dentro das comunidades. Nossa cidade já é conhecida por promover, há anos, várias destas celebrações, e este é um fator que reforça a importância de preservar estas tradições“, concluiu o vereador.

Quem foi Santa Luzia

Luzia nasceu na Itália, na cidade de Siracusa, no final do século III, em uma família rica e cristã. Após uma enfermidade adquirida pela sua mãe, Luzia a levou até o túmulo de Santa Ágata, para pedir intercedeu pela saúde da matriarca. A história conta que a Santa apareceu para Luzia e afirmou que a fé da jovem havia curado a sua mãe. Após o milagre, Luzia fez voto de castidade e, após a morte do pai, decidiu doar seu dote aos pobres e negou-se a casar com um pretendente, que a denunciou às autoridades por ser cristã.

A história conta que soldados tentaram quebrar o voto de castidade feito pela jovem e não conseguiram. Também foi jogado azeite e fogo sobre seu corpo, que não queimou. Por fim, arrancaram-lhe os olhos, mas ela reapareceu com os dois olhos perfeitos. Luzia faleceu após ser degolada em 13 de dezembro do ano 304 d.C e tornou-se, posteriormente, a santa protetora dos olhos.

13 de dezembro de 2021 - 2 anos atrás