29/03/2024
Sexta
Acontece hoje

Noticias / Marcelo Maia solicita sessão na Câmara em atenção às pessoas com doenças falciformes

Marcelo Maia solicita sessão na Câmara em atenção às pessoas com doenças falciformes

Vereador destaca que “a incidência das doenças falciformes em Salvador precisa de atenção”

FOTO: VALDEMIRO LOPES/ CMS
27 de outubro de 2021 - 2 anos atrás

O vereador Marcelo Maia (PMN) solicitou à Câmara de Salvador, nesta quarta-feira (27), uma sessão especial em atenção às pessoas com doenças falciformes. A ideia do vereador é marcar o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes, além de discutir as ações em prol dos portadores da doença.

De acordo com o edil, Salvador é a cidade com maior incidência deste tipo de doença no país, dados que necessitam de uma atenção especial do poder público. 

A incidência das doenças falciformes em Salvador precisa de atenção, é alarmante e preocupante, nós somos a cidade que possui o maior número de casos, segundo dados do próprio Ministério da Saúde. Então, eu vejo que isso demanda um cuidado especial do poder público. A doença falciforme tem tratamento e pode ser identificada muito facilmente nos primeiros dias de vida de um recém-nascido, através do teste do pezinho, que é ofertado gratuitamente através da Rede Municipal de Saúde. A questão é levar essa informação e conscientização às pessoas, por isto que essa data é tão importante e nós não poderíamos deixar passar em branco na Câmara Municipal”, disse Maia. 

A Doença 

Genética e hereditária, predominante em negros, a anemia falciforme pode oferecer implicações sérias e até mesmo levar a morte. Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil cerca de 3.500 crianças nascem por ano com a doença, sendo 1 bebê a cada 1.000 nascimentos. Salvador concentra o maior número de portadores da doença: a cada grupo de 650 bebês nascidos vivos, 1 tem a patologia, o que representa em média 65 crianças por ano. 

A rede pública municipal possui dois Ambulatórios Especializados em Doença Falciforme – os primeiros centros do perfil implantados no país -, implantados nos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, ambas unidades administradas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Nessas unidades os cidadãos podem contar com o atendimento especializado no diagnóstico, prevenção e aconselhamento aos pacientes e familiares através da atuação de médicos hematologistas e hepatologistas pediátricos e adultos, bem como psicólogos.

Por: Redação

27 de outubro de 2021 - 2 anos atrás