O MDB voltou atrás e decidiu retirar a candidatura do vice-governador da Bahia, Geraldo Jr. (MDB), a prefeito de Salvador.
De acordo com anúncio feito nesta segunda-feira (11) pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, que é membro da Executiva do MDB da Bahia, o partido optou por declarar apoio ao deputado federal Antonio Brito (PSD).
“Li hoje a entrevista do amigo senador Otto Alencar, onde ele reafirma a candidatura de Antonio Brito a prefeitura de Salvador. Como observador da cena no MDB, já que influência não exerço, posso afirmar que, se esse é o caminho para acabar essa novela e a base de Jerônimo subir a colina unida na festa do Bonfim, o MDB retira a legítima pretensão do vice-governador Geraldo Júnior e declara imediato apoio a Tony Brito”, escreveu Geddel, em publicação no Instagram.
Sem nome definido
Ao contrário do MDB, que já possui seu candidato, o Partido dos Trabalhadores (PT) ainda não definiu nenhum nome para disputar a prefeitura de Salvador.
Nesta segunda (11), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), voltou a afirmar que o partido ainda não possui um nome para as eleições de 2024. Em sua declaração, o petista disse que entende a pressão dos aliados para que se chegue a uma decisão, mas pontuou que o grupo político não pode errar na escolha do candidato.
“A gente não pode se arrepender, não pode errar. Temos que arrumar o xadrez. Vocês acompanharam como foi a decisão até chegar ao meu nome, não foi fácil. Veja como saiu o PP nas últimas eleições para deputado, como saiu o PSB, mas o PT foi sacrificado? Não, é o equilíbrio. Tem governador, senador, essa matemática não é assim”, explicou Jerônimo, durante participação de evento no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Apesar do PT governar o estado da Bahia há 20 anos, a sigla nunca conquistou a cadeira do Executivo de Salvador. Em discurso durante conferência nacional do partido, o presidente Lula (PT) falou sobre a dificuldade do grupo político em ganhar a eleição para prefeito na capital baiana. Em discurso, o mandatário afirmou que “não consegue explicar”.
“Este partido já governou muitas cidades importantes neste país. Aí está uma coisa que não podemos explicar. Como é que nós [o PT] governamos a Bahia há 20 anos, e não conseguimos ganhar Salvador?”, afirmou Lula, na sexta-feira (9), em Brasília.
Por: Jéssica Gomes