21/11/2024
Quinta
Acontece hoje

Noticias / Ministério da Saúde atesta qualidade dos serviços prestados nas UPAs de Salvador

Ministério da Saúde atesta qualidade dos serviços prestados nas UPAs de Salvador

Fiscalização é um dos requisitos do Governo Federal para continuidade do apoio financeiro aos serviços de emergência da cidade.

FOTO: Divulgação
31 de julho de 2023 - 1 ano atrás

Terminou nesta sexta-feira (28) uma maratona de visitas feita pelo Ministério da Saúde (MS) às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Salvador. Durante três dias, técnicos da pasta estiveram nas unidades Hélio Machado (Itapuã), Santo Antônio (Bonfim) e Adroaldo Albergaria (Periperi), para fiscalizar o cumprimento dos requisitos e metas exigidas pelo Governo Federal para continuidade do apoio financeiro destinado aos serviços de emergência da capital baiana.

A consultora do MS, Munik Pereira, detalhou a inspeção: “A visita tem o intuito de apoiar os municípios, com o objetivo de renovar processos de qualificação para garantir que as unidades consigam atender os pacientes de uma forma adequada, humanizada e com efetividade. Estamos aqui também para identificar as dificuldades e desenvolver planos de trabalho. Nas visitas que fizemos, observamos que as equipes estão capacitadas, as unidades possuem estrutura muito boa e os serviços são eficientes“.

Existem alguns vieses de retaguarda que precisam ter uma resolutividade maior, mas vamos discutir esses pontos que não são apenas locais, mas de todo país. De antemão só tenho a agradecer e parabenizar as equipes visitadas, dizer que o objetivo está sendo cumprido, as metas estão sendo atingidas e que estamos juntos para fortalecer o cuidado com o paciente”, acrescentou Munik.

A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos, acompanhou a visitação na UPA Adroaldo Albergaria, no Subúrbio Ferroviário, e explicou os esforços municipal, dentro e fora da rede própria, para melhorar os indicadores da assistência às ações de vigilância.

Tudo que pode ser feito dentro do nosso alcance está disponível na rede e queremos consolidar medidas que serão benéficas a curto, médio e longo prazo como, por exemplo, o investimento em capacitação, em gestão de pessoas e processos, além da criação da escola de saúde pública, que vamos inaugurar em breve. Tudo isso porque percebemos que é fundamental estimular novos profissionais e qualificar os servidores para atuar no SUS. Consequentemente, teremos pacientes cada vez mais satisfeitos. As ações na prática só terão resultado com esse apoio que estamos tendo hoje do Governo Federal e com o diálogo que mantemos com a área estadual”, finalizou.

Avaliação – O monitoramento das políticas públicas de saúde na rede municipal de urgência e emergência é realizado pelo Ministério da Saúde com foco em estrutura física, logística, equipamentos/mobiliários e medicamentos, além das condições de trabalho dos profissionais e o cumprimento de metas. Entre os itens avaliados estavam leitos, portas de entrada, leitos de retaguarda, recursos humanos, estrutura física, controle higiênico e sanitário, além da comunicação visual.

As UPAs são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade com a oferta de especialistas para acolhimento com resolutividade em emergências. Foram três dias de intenso trabalho, quando apresentamos nossa rede e todos os avanços implantados para garantir a qualidade dos serviços, culminado no atendimento às expectativas do Ministério da Saúde. Essa foi uma visita para manter a qualificação do custeio e ocorre a cada três anos, de forma presencial”, pontuou Lucimar Rocha, diretora de Atenção Especializada e Gestão de Insumos Estratégicos do Município.

Para a gerente de urgências da SMS, Adielma Nizarala, essa interlocução entre os entes municipal e federal viabiliza uma constante melhora nos fluxos de atendimentos e processos de trabalho.

A UPA é a porta de entrada para inúmeros agravos à saúde, que são devidamente acolhidos e estabilizados para serem encaminhados aos cuidados. Todo o processo deve ser monitorado por entes sérios da saúde. Por aqui, o que pudemos observar é uma atuação coesa e em pleno funcionamento com equipes completas e parâmetros satisfatórios para assistência aos usuários. Que essa parceria e orientação sirva como incentivo à constantes melhorias”, afirmou.

Por: Redação
Fonte: Secom/PMS
31 de julho de 2023 - 1 ano atrás