A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), emitiu segunda-feira (2), uma nota de repúdio contra o secretário da Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, após xingamento feito à chef de cozinha Angeluci Figueiredo no último domingo (1°). A nota é assinada pelas advogadas Renata Deiró e Daniela Portugal, presidentes das comissões de Proteção aos Direitos da Mulher e da Mulher Advogada da OAB-BA, respectivamente.
“A Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA e a Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA repudiam as agressões perpetradas pelo secretário de saúde do estado contra a empresária Preta. Utilizando-se de aplicativo de mensagens, o referido agente público destilou machismo e misoginia contra uma mulher, negra, trabalhadora, ofendendo-a na sua honra, proferindo palavras de baixo calão e ameaças de exposição pública”, diz o início da nota.
Em nota, as advogadas acusam o secretário de ter sido machista e pedem uma providência do governo do estado. “O machismo continua sendo uma mazela a ser combatida no nosso país, não podemos permitir que mulheres, sejam elas empresárias ou não, continuem a ser expostas pela violência de gênero e de raça. Todas as mulheres têm o direito de serem respeitadas em sua dignidade, sua integridade moral e física e de não serem expostas a nenhum tipo de ataque, especialmente por parte daqueles sobre os quais recai um dever funcional de proteção social”, diz o texto.
Xingamento
De acordo com a chef de cozinha, Angeluci Figueiredo, o xingamento ocorreu no último domingo (1°), após Angeluci comunicar ao secretário, através de um aplicativo de mensagens, que sua reserva teria que ser cancelada devido questões climáticas.
Segundo informações de Angeluci, a Capitania dos Portos recomendou a restrição de navegação na Baía de Todos-os-Santos no último fim de semana, por causa da instabilidade do tempo e variações de vento. Diante desses fatores, ela optou em não abrir o restaurante e cancelar o atendimento. Ao comunicar o gestor estadual que sua reserva teria de ser cancelada, o secretário respondeu as mensagens de Angeluci com ofensas.
“Esqueça de me ver de novo aqui. E ainda paguei R$ 350 para desembarcar“, escreveu o secretário na mensagem após o cancelamento.
“Amigo o caralho! Vagabunda“, completou.
Na segunda-feira (2), o secretário usou suas redes sociais para fazer um pedido de desculpas à Angeluci, dizendo que enviou as mensagens após uma “enorme frustração momentânea”.
Em nota divulgada pela chef de cozinha, Angeluci afirma que chegou a pensar que o número do secretário teria sido clonado. A chef também questionou o porquê do xingamento referido a ela. “O que o autoriza, no exercício de uma função pública das mais relevantes do estado – a de secretário de Saúde do Estado da Bahia e, durante uma pandemia, o que torna a sua função sinhá mais responsável – chamar uma mulher de VAGABUNDA?“, disse.
Por: Jéssica Gomes