A Polícia Civil da Bahia realiza, na tarde desta quinta-feira (16), uma operação no bar Cravinho, localizado no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, para apurar suspeitas de irregularidades na produção de bebidas. A ação integra uma nova fase da Operação Bebidas Etílicas, que fiscaliza a fabricação e distribuição de produtos alcoólicos em todo o país.
Durante a operação, foram coletadas amostras de cachaça produzidas dentro do estabelecimento, que serão submetidas a análise pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também participam da ação e conversaram com funcionários do local. A tendência, segundo apuração inicial, é que o bar continue funcionando.
A Operação Bebidas Etílicas foi deflagrada após casos de intoxicação por metanol serem registrados em outras regiões do Brasil. O objetivo é identificar eventuais irregularidades no uso da substância, que é tóxica para o consumo humano.
Até o momento, a Polícia Civil informou que não há indícios de adulteração por metanol nas amostras coletadas na Bahia, nem registro de casos de intoxicação no estado. Os responsáveis pelo bar Cravinho ainda não se manifestaram sobre a investigação.