A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador (CMS) encaminhou, na sexta-feira (6), ao presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Leonardo Góes Silva, o Ofício nº 337/2023, que pede esclarecimentos sobre o lançamento de efluentes no mar nas proximidades do Mercado do Peixe, no bairro do Rio Vermelho.
A denúncia que originou a solicitação de esclarecimentos foi apresentada por cidadãos que trabalham na área. Segundo os relatos, a Embasa realizou uma manutenção na Estação de Condicionamento Prévio (ECP), do Lucaia, entre as 18h da terça-feira (3) e a manhã do dia seguinte. Como resultado, o mar tornou-se impróprio para banho até a Barra. A atividade de pesca também foi afetada.
O ouvidor-geral da Casa, vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), destacou sua preocupação com os possíveis impactos ambientais e sociais decorrentes do descarte de efluentes no mar. “Queremos saber da Embasa quais alternativas técnicas viáveis que possam ser implementadas para evitar tais problemas no futuro”, pontuou.