O Ministério da Saúde emitiu uma nota oficial nesta sexta-feira (17), validando a Carteira de Vacinação Digital de Salvador como documento para comprovação de imunização para realização de viagens internacionais.
A medida é temporária e acontece após ataque hacker ao sistema do aplicativo ConectSUS, na madrugada de 10 de dezembro.
Desenvolvido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o App Passaporte da Vacina é gratuito e pode ser baixado através da loja da Apple Store e nas lojas da Play Store.
Há também a opção de acesso pelo computador. Basta acessar o site e emitir um QR Code em PDF ou imprimir sua carteirinha de vacinação.
Como funciona – Já no primeiro acesso aparecerá a carteira de vacinação digital, com o estado atual da imunização do cidadão. Os status são: Sem registro de doses; Parcialmente vacinado (apenas uma dose); Parcialmente vacinado – em vermelho (para quem está com a segunda dose em atraso); e Totalmente vacinado (para quem completou o esquema vacinal). O passaporte da vacina também detalha quando o cidadão tomou as doses e qual o tipo do imunizante.
Por: Jéssica Gomes