Pelo segundo ano consecutivo, os times do interior baiano vêm mostrando a potência do seu futebol. Em 2021, quando Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas fizeram a final do Campeonato Baiano, muito se ouviu falar que aquela era a primeira vez que nenhum representante da capital disputava a final da competição.
Este ano, a imposição do interior no Campeonato Baiano foi ainda maior. A competição vive um cenário inédito em que nenhum time de Salvador está entre os quatro primeiros colocados.
O Campeonato Baiano começou a ser disputado de forma ininterrupta em 1905 e é a segunda competição de futebol mais antiga do país, ficando atrás somente do Campeonato Paulista. Desde que o Bahia foi fundado, em 1931, pelo menos um dos rivais sempre esteve entre os quatro melhores em cada uma das edições já disputadas.
Este ano, os quatro classificados para a próxima fase do Baianão foram: Jacuipense, Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira e Barcelona de Ilhéus. Entre os quatro, Atlético de Alagoinhas (atual campeão) e Bahia de Feira buscam o bicampeonato.
Por: Jéssica Gomes