A Polícia Militar da Bahia (PMBA) promoveu, pela primeira vez em seus 200 anos de história, uma mulher ao posto de coronel, o mais alto da carreira militar. A coronel Ivana Teixeira Andrade, integrante do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), teve a promoção publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição de quarta-feira (4), por meio de decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
A medida é considerada um marco no avanço da participação feminina nas forças de segurança do estado. Além da promoção ao topo da carreira, o posto de tenente-coronel também passou a ser ocupado por 11 mulheres, ampliando a presença feminina em cargos de comando.
Aos 56 anos, Ivana Teixeira Andrade soma 32 anos de atuação na PMBA. Ela ingressou na corporação após aprovação em concurso público para o Quadro de Saúde. Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com especialização em Dentística, a oficial também concluiu o Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), requisito obrigatório para o acesso ao mais alto posto da hierarquia militar.
Avanço na igualdade de gênero
Em 2024, a PMBA também adotou uma mudança considerada relevante para a isonomia de gênero nas carreiras operacionais militares. A corporação garantiu às mulheres o direito de concorrer em igualdade de condições com os homens nos concursos públicos a partir de 2025, seguindo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).



