O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou abertura de novos leitos exclusivos para covid-19, a partir desta quinta-feira (27). As unidades pediátricas e adultos estarão disponíveis no Hospital Santa Izabel e Martagão Gesteira.
“Nós contratamos com o Hospital Santa Izabel, da rede filantrópica, mais 28 novos leitos, 14 de UTI e 14 de enfermaria, que já começam a ficar disponíveis a partir de hoje“, explicou.
“Também no dia de ontem contratamos mais 10 novos leitos de UTI pediátrica, com o Martagão Gesteira, nós estamos ampliando em 50% a nossa oferta de leitos pediátricos. Estamos trabalhando entre 90 e 95% de ocupação e isso nos dará uma folga. O Martagão já está se mobilizando“, detalhou o prefeito.
Além da abertura de novos leitos, uma estrutura como uma tenda voltará a ser instalada no Complexo dos Barris, para atender os casos mais complexos. Serão 10 leitos semi-intensivos, com suporte ventilatório.
“Você vê ali a UPA [dos Barris], o gripário e agora a tenda. A sensação é de estar em um acampamento de guerra, e é verdade“, desabafou o prefeito.
A onda de contaminação por síndromes respiratórias também afetou os profissionais da saúde, que precisaram ser afastados. Para repor o quadro de funcionários, a prefeitura irá contratar 343 novos profissionais.
A seleção será do tipo Reda e irá contratar 125 técnicos de enfermagem, 107 auxiliares de serviços gerais e 111 auxiliares administrativos, que irão atuar nas unidades de testagem e nos pontos de vacinação.
Por: Jéssica Gomes