Considerado a maior festa de rua do mundo, o carnaval de Salvador pode voltar a ser celebrado em 2022. Segundo anúncio feito pelo prefeito Bruno Reis, nesta segunda-feira (2), o evento mais esperado do ano pelos baianos poderá ocorrer se a população acima de 12 anos já estiver 100% imunizada contra o coronavírus. Bruno disse também que a prefeitura já planeja o evento, pois acreditam que a “ciência” tornará isso possível.
“Já estamos planejando o Carnaval porque nós acreditamos na ciência. Se a gente tiver 100% da população com 12 ou mais vacinada até o final do ano, vamos ter Carnaval em 2022 sim. O Carnaval é muito importante e injeta mais de 1,5 bilhão na economia da cidade, além de gerar milhares de empregos”, falou o prefeito.
De acordo com avaliação feita pelo prefeito, a entrega de novos lotes de vacina por parte do Ministério da Saúde, podem ser suficientes para imunizar toda população acima de 18 anos na capital baiana até o fim deste mês.
Na última sexta-feira, Bruno confirmou a estimativa de entrega de 60 milhões de doses em agosto, dessas, ele calculou que 600 mil seriam destinadas à Salvador. O número é o dobro dos 300 mil jovens com idade acima de 18 anos, que segundo Bruno, era o restante desse público faltante a se vacinar, o que permite a ampliação da vacinação para menores de idade.
Na última terça-feira (27), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou o cadastramento de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e deficiência física, para serem imunizadas assim que houver autorização do governo federal junto à Comissão de Intergestores Bipartite (CIB). Em junho deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação de jovens com idade igual ou superior a 12 anos com o imunizante da Pfizer.
Por: Jéssica Gomes