25/01/2022
Terça
Acontece hoje

Noticias / Prefeitura de Salvador lança cartilha com instruções ‘para não ser um turista babaca’

Prefeitura de Salvador lança cartilha com instruções ‘para não ser um turista babaca’

Guia foi lançado nas redes sociais da prefeitura dias após baiana de axé ser difamada por turistas no Pelourinho

FOTO: Divulgação / PMS
18 de novembro de 2021 - 2 meses atrás

A prefeitura de Salvador lançou nesta quarta-feira (17) em seus perfis nas redes sociais o “Guia para não ser um turista babaca”. Lançado dias após uma baiana de axé ser difamada por dois turistas no Pelourinho, o guia contém dicas importantes para quem pretende visitar a capital baiana. 

Entre as dicas, estão o uso obrigatório de máscaras, exigência da vacina contra a Covid-19, respeito às mulheres, respeito à diversidade religiosa, cordialidade e desconstrução de estereótipos pejorativos, como “preguiçoso”, que foi referido à baiana. 

Entenda o caso 

Em vídeo publicado nas redes sociais, dois turistas aparecem chamando a baiana, identificada como Eliane de Jesus Santos, 48 anos, de “macumbeira” e “preguiçosa”. Em um trecho do vídeo, um dos rapazes questiona a religiosidade de Eliane, afirmando que ela “roubaria o seu axé”.

Após repercussão negativa nas redes sociais, os autores publicaram um novo vídeo, se desculpando pelo ocorrido e alegando que “estavam numa brincadeira”. Eliane, por sua vez, abriu uma queixa na Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) nesta terça-feira (16), e prestou depoimento.

Por: Jéssica Gomes 

18 de novembro de 2021 - 2 meses atrás