06/07/2025
Domingo
Acontece hoje

Noticias / Prefeitura de Salvador lança programa de dignidade menstrual para alunas da rede municipal

Prefeitura de Salvador lança programa de dignidade menstrual para alunas da rede municipal

Projeto fará distribuição mensal de absorventes higiênicos às estudantes

FOTO: TV Globo/Reprodução
23 de novembro de 2021 - 4 anos atrás

A prefeitura de Salvador lançou nesta segunda-feira (22) o programa Ciclo de Cuidados – Programa de Dignidade Feminina. O projeto tem como objetivo ressaltar os cuidados com a saúde e a dignidade menstrual da mulher, e tem como foco as alunas da rede municipal de ensino. 

O Ciclo de Cuidados terá diversas ações, com destaque para a distribuição de absorventes higiênicos às estudantes. Serão distribuídos mensalmente 16 absorventes para as 28 mil adolescentes e mulheres, com idades entre 11 e 60 anos. 

A vice-prefeita e também idealizadora do programa, Ana Paula Matos, destacou a importância de realizar esse projeto para adolescentes e mulheres da capital baiana. Este é um evento de extrema importância, pois trata da dignidade menstrual, principalmente na escola, onde a evasão por falta de recursos para compra de absorventes é uma realidade mundial em países em desenvolvimento, inclusive dificultando a vida reprodutiva, devido ao uso indevido de materiais inadequados, como papel jornal, dentre outros. Esta é uma ação pioneira, um primeiro passo e Salvador mais uma vez saindo na frente no fortalecimento das políticas sociais do município“, declarou. 

Além da distribuição de absorventes higiênicos, o programa também vai abordar a educação acerca da menstruação, higiene e saúde feminina. Serão distribuídos materiais impressos com orientações sobre o assunto, além da realização de palestras oficinas e atividades de conscientização sobre a saúde feminina. 

De acordo com estudos realizados por universidades e órgãos internacionais, como a Unicef, a pobreza menstrual é um dos fatores que podem levar ao absenteísmo ou à evasão escolar. Na falta do absorvente higiênico, muitas adolescentes e mulheres não comparecem à unidade de ensino no período menstrual.

Por: Jéssica Gomes 

23 de novembro de 2021 - 4 anos atrás