Projeto promove oficinas artísticas com mulheres do Subúrbio Ferroviário de Salvador

Ação foi contemplada pelo edital Vozes Culturais da Bahia, da Paulo Gustavo Bahia
Jéssica Gomes
Reprodução/Web

O projeto Mulheres da APA faz parte da pesquisa de mestrado em arquitetura de Caroline Souza e resgata histórias e memórias de mulheres que têm suas vidas ligadas à história do Parque São Bartolomeu no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Contemplado pelo edital Vozes Culturais da Bahia, da Paulo Gustavo Bahia, o projeto contou com quatro oficinas que tiveram o objetivo de conectar vivências e saberes por meio de atividades lúdicas e recreativas.

A primeira oficina foi ministrada pela própria Caroline e focou em atividades de colagem, desenho e escrita. As artistas Íris Priscila e Melissa Modesto ministraram a segunda oficina, que desenvolveu atividades ligadas à confecção de mandalas. Já a terceira oficina abordou a criação de adereços com o uso de sementes e foi ministrada por Débora Santos. Para finalizar o ciclo, Marina Muniz facilitou uma oficina de fotografia.

Além de valorizar a memória e a cultura suburbanas, as oficinas desenvolveram vários produtos que serão expostos na Associação Cultural Acervo da Laje. A data da exposição ainda está sendo definida e será divulgada pelo perfil Mulheres da APA.

Paulo Gustavo Bahia – A Paulo Gustavo Bahia é uma ação da política de fomento da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) para a implementação da  Lei Paulo Gustavo (LPG) no Estado. A LPG foi criada como lei emergencial para mitigar os impactos da pandemia da COVID-19 junto aos agentes de cultura e foi regulamentada em maio de 2023. Com os recursos recebidos do governo federal, a SecultBa lançou 26 editais e contemplou 1788 projetos em todos os territórios de identidade do estado, investindo mais de R$153 milhões na cultura baiana.

Por: Redação
Fonte: Ascom/Secult-BA

Compartilhe:

Últimas Notícias
Categorias