08/10/2024
Terça
Acontece hoje

Cultura e Entretenimento / Projeto Samba Reggae Vivo explica o ritmo musical que mostrou a Bahia pro mundo

Projeto Samba Reggae Vivo explica o ritmo musical que mostrou a Bahia pro mundo

As bandas Afrosambah e Estyllo Candeal se encontram numa apresentação que busca valorizar e preservar o legítimo ritmo baiano.

FOTO: Divulgação
21 de julho de 2021 - 3 anos atrás

O projeto “Samba Reggae Vivo” apresenta a valorização do principal ritmo musical da Bahia, o Samba Reggae. Criado nos meados da década de 80, se tornou um importante marco para a cultura baiana e a sua difusão pelo mundo. Nesta proposta, é apresentada uma analogia sobre a composição rítmica do movimento, abordando desde as suas origens até as influências recebidas nos seus diferentes redutos; o Pelourinho com os seus tambores como pilares da sua formação rítmica e o Candeal, que com os famosos timbais como linha de frente da sua história.

Para que essa analogia aconteça, as bandas Afrosambah e Estyllo Candeal se encontram numa apresentação que busca valorizar este movimento baiano. Os tambores do Afrosambah apresentam as influências recebidas pelo reduto do Samba Reggae no Pelourinho, enquanto a banda Estyllo Candeal traz na sua apresentação os timbais originários do Candeal. Entre uma apresentação e outra, entrevistas com personalidades e músicos pesquisadores do movimento irão explicar as diferenças entre os estilos de Samba Reggae e as influências que levaram o movimento a possuir as suas diferentes faces.

A proposta está disponível gratuitamente para o público no canal do Samba Reggae Vivo no YouTube.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

21 de julho de 2021 - 3 anos atrás