O complexo do Teatro Castro Alves (TCA) dará os seus primeiros passos na retomada do uso de seus palcos. Isso porque a Nova Sala do Coro estará recebendo o projeto “Voltando aos Palcos” com Lazzo Matumbi, Jarbas Bittencourt, Leo Cavalcanti, Majur, Marcia Castro e Nara Couto que farão shows exclusivos juntamente com os dois corpos artísticos do TCA – o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – que apresentarão performances inéditas especialmente criadas para esta série, que terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial). A estreia acontece no dia 25 de setembro e seguirá semanalmente, todas as sextas-feiras, sempre às 20h, até o mês de dezembro.
A primeira apresentação fica por conta do músico, intérprete e compositor Lazzo Matumbi, consagrado como “a voz da Bahia”, Lazzo é personalidade fundamental do cenário da música afro-baiana e os seus quase 40 anos de carreira dispensam apresentações. O groove inconfundível e uma musicalidade que mistura ritmos como reggae, samba, jazz e soul estarão presentes no show intitulado como “Encontro”. Numa apresentação montada especialmente para esta ocasião, o cantor expressa a saudade dos palcos e convida o público para estar “perto”.
Já no dia 2 de outubro, o BTCA e a OSBA dão continuidade no sucesso de “Um concerto para o guarda-roupa”. Uma apresentação feita para uma plateia formada por figurinos do guarda-roupa do Centro Técnico do TCA e que registra sentimentos compartilhados nas atuais circunstâncias sociais, os transformando num ato poético: como dar uma mão sem poder dar as mãos?
O BTCA e OSBA seguirão apresentando novas criações quinzenalmente, num total de seis espetáculos, alternando as sextas-feiras com os shows dos artistas convidados, em pequenas formações de bailarinos e músicos, para exibir a colaboração mútua entre os dois corpos artísticos oficiais da Bahia. Como inspiração artística, estarão questões humanas que se acentuam no momento atual: a proposta é que cada montagem faça o público refletir sobre os desafios de hoje, mas sem limitação a este tempo, como crônicas não datadas, que tratarão também sobre amor, isolamento, infância, maternidade e trabalho.
O “Voltando aos Palcos” é a primeira etapa de transição para a volta das atividades do TCA, ainda sem a participação do público, mas já reaquecendo os palcos do complexo.
Por: Pedro Pinheiro