A Confederação Sul-Americana de Futebol, mais conhecida pelo acrônimo Conmebol, definiu após reunião realizada na manhã desta segunda-feira (31), que o Brasil será o país-sede da Copa América 2021. A decisão acontece após desistência da Argentina e Colômbia em sediarem a competição. Na noite deste domingo (30), a Argentina se recusou a sediar o torneio devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 no país.
Após anúncio que o Brasil será sede da Copa América 2021, o governador Rui Costa declarou que não há nenhuma chance de flexibilizar para permitir a presença de público nos estádios durante a competição. De acordo com o governador, a Bahia só será sede dos jogos se o torneio seguir os moldes do protocolo das competições nacionais e estaduais de futebol.
“Estamos mantendo o mesmo padrão com o futebol daqui. Se a exigência for ter público, aqui não terá. Se a Conmebol chegar solicitando essa abertura para torcida, vamos negar. Nós não abriremos mão disso como não abriremos mão de regras colocadas em curso no campeonato nacional e no baiano também. Se os jogos ocorrerem com o mesmo padrão, tudo bem.”, disse o governador sobre realização de jogos do torneio na Bahia.
O governador ressaltou que neste momento não há nenhuma competição mais importante que a vida e que os jogos devem ser realizados sem a presença de torcida e sem aglomeração nos estádios e nas ruas.
“Não haverá flexibilização porque eu acho que, nesse momento, a vida é mais importante do que esse ou aquele campeonato. Deve ocorrer sem torcida, participação de público e aglomeração porque até atletas infelizmente têm se contaminado”, finalizou.
Até o momento, a Conmebol não informou quais serão as cidades que irão receber os jogos e quais as datas da competição. De acordo com o colunista Lauro Jardim, de O Globo, as cidades-sede serão Brasília, Cuiabá, Manaus, Natal e Recife.
Por: Jéssica Gomes