24/01/2025
Sexta
Acontece hoje

Esporte / Saiba quais fantasmas assombram o departamento financeiro do Vitória

Saiba quais fantasmas assombram o departamento financeiro do Vitória

Entre uma reestruturação administrativa, o clube atravessa uma das piores crises financeiras, mas tenta se manter mesmo com a queda das receitas. Presidente Paulo Carneiro esclarece alguns pontos em vídeo postado na TV Vitória.

FOTO: Maurícia da Matta / EC Vitória
21 de junho de 2020 - 5 anos atrás

A realidade do Vitória não é das melhores, o clube enfrenta uma das maiores crises financeiras da história, que se agravou com a paralisação do futebol, além de uma interminável reestruturação administrativa. Na última semana, polêmicas e demissões cercaram a Toca do Leão e pegaram até o torcedor rubro-negro de surpresa.

Uma das situações que mais preocupa os bastidores do clube é sobre o contrato de empréstimo do atleta Walter Bou. O atacante foi emprestado pelo Boca Juniors ao clube baiano, que não fez a transferência do valor acertado, alegando que o atleta encerrou o contrato antes do previsto. A FIFA condenou o Vitória a ressarcir o Boca Juniors em 2 milhões de reais. Caso o valor não seja depositado, o Leão pode iniciar o campeonato brasileiro com a pontuação negativa de menos seis pontos.

O estopim da crise nos bastidores chegou com a denuncia pública de algumas atletas do time feminino. A alegação era de que o clube não teria repassado o auxílio financeiro de R$ 120 mil cedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O aporte foi liberado na primeira quinzena de abril para todos os clubes que disputam a série A1 do campeonato brasileiro.

Na ultima sexta-feira (19), o clube emitiu um comunicado relatando a demissão do técnico Geninho e a efetivação de Bruno Pivetti no comando da equipe. O Vitória alegou que sofre com grave situação financeira herdada pela gestão anterior e que esta situação foi agravada pela falta de receita dos últimos meses.

Diante desta e outras polêmicas que cercam o clube, o presidente Paulo Carneiro resolveu se explicar em vídeo publicado na TV Vitória. Sempre direto nas suas falas, o mandatário tratou de enfatizar que as atletas do futebol feminino não são funcionárias do clube e que o clube possui outras prioridades emergenciais causadas por um déficit no caixa, mas disse que o pagamento das atletas já está programado e será feito.

“O Vitória só deve 26% do seu passivo, vamos chamar assim, com suas bolsistas, que não são funcionárias, do futebol feminino, ou seja, só devemos hoje 45 mil reais e já está na programação de pagamento”, afirmou Paulo Carneiro.

O presidente revelou ainda as despesas mensais que o clube está precisando custear para manter o time masculino de futebol e enfatizou que estes valores tem causado um enorme sacrifício aos cofres do clube, já que a paralisação do futebol devido a pandemia do novo coronavírus, fez com que as receitas despencassem.

“O passivo só dos atletas que o Vitória vem administrando é de 8 milhões de reais” “Fora os passivos com treinadores e empresários, eu poderia ir longe, esse troço vai a 15 milhões” completou o presidente.

Confira a fala completa do presidente Paulo Carneiro.

 

Por: Pedro Pinheiro

21 de junho de 2020 - 5 anos atrás