Salvador registra primeira notificação de intoxicação por metanol em bebida

Casos sob investigação na capital baiana entram em balanço nacional que contabiliza 113 notificações e 12 óbitos no Brasil.
Pedro Pinheiro
DIVULGAÇÃO

O estado da Bahia notificou seus primeiros casos em investigação de intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica adulterada, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) nesta sexta-feira (3/10). Feira de Santana e Salvador registraram casos que seguem sob investigação.

Ao todo, a Bahia contabiliza duas notificações em investigação, ambas sem confirmação até o momento, além de um óbito também em investigação. O Ministério da Saúde, no entanto, não detalhou qual dos casos ou qual notificação de óbito se refere ao registro inicial de Salvador.

Cenário Nacional

O Ministério da Saúde confirmou 113 registros de intoxicação por metanol em todo o país até as 16h desta sexta-feira. Destes, 11 casos estão confirmados e 102 seguem em investigação.

Localização Casos
Notificados
Casos
Confirmados
Casos em
Investigação
Óbitos em
Investigação
São Paulo 101 11 90 8 (1 confirmado)
Pernambuco 6 0 6 1
Bahia 2 0 2 1
Distrito Federal 2 0 2 0
Paraná 1 0 1 0
Mato Grosso do Sul 1 0 1 1
Total Brasil 113 11 102 11 (1 confirmado)

Medidas do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação no dia 1º de outubro para monitorar a crise e orientou estados e municípios a notificarem imediatamente todas as suspeitas de intoxicação.

Para o tratamento, a pasta está em busca de antídotos:

  • Etanol Farmacêutico: 4,3 mil ampolas já foram adquiridas em parceria com a Ebserh, e mais 5 mil tratamentos (150 mil ampolas) estão sendo comprados para o estoque do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Fomepizol: Considerado um medicamento raro (órfão), o MS solicitou doação imediata de 100 tratamentos à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e manifestou interesse em adquirir outras 1.000 unidades. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também foi acionada para um chamamento internacional às principais agências reguladoras do mundo.

O Ministério informou que, a partir de hoje, as atualizações de notificações de intoxicação serão divulgadas diariamente após as 17h.

Compartilhe:

Últimas Notícias
Categorias