A cidade de Salvador será uma das primeiras cidades do país a concluir a vacinação dos idosos com a primeira dose. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis, na tarde desta segunda-feira (19), enquanto informava a continuidade da imunização para pessoas com 60 anos ou mais a partir desta terça (20).
“Vamos conquistar esse marco importante. Amanhã, a cidade conclui a vacinação, com a primeira dose, de todos os idosos. Um trabalho sério e dedicado leva a esse resultado”, disse o prefeito.
Nesta terça (20), serão vacinados os cidadãos nascidos de 20 de janeiro a 20 abril de 1961, das 8h às 16h. Os idosos acima de 60 anos que ainda não foram imunizados, também poderão receber a primeira dose da vacina. “Olhem o filômetro, veja o ponto de vacinação mais próximo de sua casa, pode deixar pra ir no meio da manhã. Temos doses suficientes para todo este público”, aconselhou Bruno Reis.
As aplicações acontecem nos pontos drive-thru da Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova – Nazaré; Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos; 5º Centro de Saúde – Barris; Parque de Exposições – Paralela; Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio; Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula; Unijorge – Campus Paralela e Vila Militar – Dendezeiros.
Os pontos fixos de vacinação estão localizados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luzia, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, Unijorge – Campus Paralela, 5º Centro de Saúde – Barris e Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros.
Agentes de segurança pública, trabalhadores da saúde, autônomos e pacientes em hemodiálise, devem estar com os nomes cadastrados no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no www.saude.salvador.ba.gov.br . Nos pontos de vacinação, os trabalhadores da saúde deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do contracheque ou do contrato social.
No caso de autônomos, deverão levar documento oficial de identificação com foto, carteira do conselho de classe e cópia do último Imposto de Renda, ou uma cópia atualizada do comprovante de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal. Já os pacientes em hemodiálise devem apresentar documento oficial de identificação com foto.
Policiais civis, militares, federais e rodoviários federais; bombeiros, guardas municipais, agentes de salvamento e trânsito, todos devem estar exercendo as atividades, lotados em Salvador e ter idade igual ou superior a 50 anos. No momento da vacinação, deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do último contracheque.
No caso de doulas, deverão apresentar no momento da vacinação documento oficial de identificação com foto, cópia do último Imposto de Renda ou cópia do comprovante de pagamento do ISS atualizado, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.
A imunização desse público ocorre nos pontos drives e fixos, montados na Fundação Bahiana de Desenvolvimento para as Ciências (FBDC) – Unidade Brotas e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu, das 8h às 16h.
Por: Jéssica Gomes