29/03/2024
Sexta
Acontece hoje

Noticias / Salvador terá medidas mais restritivas, saiba o que poderá funcionar

Salvador terá medidas mais restritivas, saiba o que poderá funcionar

Expectativa é de que as medidas ajudem na diminuição dos casos de covid-19 e possibilite a reabertura do comércio no dia 5 de abril, de forma escalonada.

FOTO: Jeffersson Peixoto / PMS
26 de março de 2021 - 3 anos atrás

Salvador passará por medidas mais restritivas de isolamento social a partir das 5h da próxima segunda-feira (29), até 5h do dia 5 de abril, para possibilitar a retomada das atividades consideradas não essenciais. Nesta sexta-feira (26), o prefeito Bruno Reis, em coletiva virtual, deu detalhes de como será a reabertura e funcionamento do comércio, que ocorrerá de forma escalonada.

“Estamos percebendo a queda dos números da Covid-19 no dia a dia e, com reforço dessas medidas, vamos assegurar a abertura das atividades comerciais no dia 5 de abril. Validamos essa decisão ontem (25) após conversa com o governador e prefeitos da Região Metropolitana. Para tanto, são necessárias ainda ações de isolamento social um pouco mais restritivas, com o objetivo de garantir que os números continuem caindo”, explicou.

Na lista dos setores que poderão funcionar durante as medidas restritivas mais duras estão supermercados, incluindo aqueles situados em shopping centers, desde que possuam entrada independente. Esses estabelecimentos, bem como hipermercados e atacadões, não poderão comercializar eletrodomésticos, produtos eletrônicos, equipamentos de informática, ferramentas, artigos de vestuário e acessórios, calçados, artigos de cama, mesa e banho, itens de decoração e equivalentes, devendo estes produtos ser retirados dos mostruários ou isolados em suas seções.

Poderão abrir também as panificadoras, delicatessens e açougue; farmácias e drogarias, que só poderão comercializar medicamentos e produtos voltados à saúde; agências bancárias e lotéricas; serviços públicos considerados essenciais; estabelecimentos que estejam funcionando em regime de delivery (até meia noite), sendo permitido o sistema de retirada no local (até o início do toque de recolher, às 18h), desde que mantidas as portas fechadas ao público.

Os hospitais, como atividade essencial, seguem funcionando normalmente, com exceção de atendimentos eletivos em clínicas odontológicas e dermatológicas; serviços de imagem radiológica; atendimentos de tratamentos contínuos a exemplo de oncologia, hemoterapia e hemodiálise; laboratórios de análises clínicas, incluindo aqueles situados em shopping centers, desde que possuam entrada independente; estabelecimentos que forneçam insumos hospitalares; clínicas veterinárias e pets shops, à exceção do serviço de banho e tosa, que só poderão ser realizados por meio de serviço de delivery.

Além destas, seguem funcionando normalmente os postos de combustível; borracharias; centrais de telecomunicações (call centers) que operem em regime de 24h; correios e empresas de entrega de encomendas e mercadorias; cemitérios e serviços funerários; cartórios de registro das pessoas naturais; atividades industriais, com exceção da indústria de construção civil.

O funcionamento das escolas está autorizado apenas para gravação e transmissão de aulas virtuais, observando o protocolo geral para funcionamento das atividades; serviços de consertos e reparos emergenciais em imóveis; hotéis, pousadas e demais estabelecimentos de alojamento, desde que os serviços ofertados, como alimentação, estejam disponíveis exclusivamente para os hóspedes.

Segundo a prefeitura, o não cumprimento das medidas estabelecidas será caracterizado como infração à legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades, incluindo suspensão e cassação dos alvarás de funcionamento dos estabelecimentos.

Por: Pedro Pinheiro

26 de março de 2021 - 3 anos atrás